Livros de 2019

Nunca fui e confesso que não sou um leitor de respeito, digamos que não sou um cara muito criativo e pro isso a leitura (necessidade de imaginação para “desenhar” aquilo que você está lendo) não é algo que me atraí muito. Ainda assim acho muito interessante a ideia de utilizar a leitura como atividade para melhorar alguns pontos da vida e em muitas situações conseguir referencias em situações que foram compartilhadas para utilizar no seu dia.

A ideia é ler algo em torno de 12 livros em 2020, não necessariamente livros sobre finanças, normalmente eu começo a ler um livro por indicação ou pelo titulo do livro. Após breve introdução e a meta de 2020, vamos aos livros de 2019 e um resumo de poucas linhas sobre o que achei interessante do livro.

Por que Fazemos o que Fazemos? – Mário Sergio Cortella
Interessante pois faz algumas abordagens relacionadas a escolhas e motivação, penso que as palavras chave do livro sejam propósito e valores, livro padrão da prateleira de auto ajuda.

Dieta Flexível – Caio Bottura
Estava em uma vibe de dietas e já conhecia o autor do livro por videos do youtube, sempre achei interessante esse conceito de flexibilizar e deixar a dieta algo mais exato, medidas como uma fatia média de pizza ou uma colher de arroz nunca fizeram sentido para mim, agora quando você trabalha com uma tabela nutricional e peso dos alimentos, tudo fica claro.

Como Mentir com Estatística – Darrell Huff
Mais um livro interessante de leitura muito válida, basicamente são apresentados exemplos onde um fato é distorcido por seu apresentador, por exemplo, quando dizem que o salário médio de uma empresa é X porém não se passa informações sobre quem compõem a empresa X, os sócios estão nessa conta? e os terceiros? em qual período de tempo? períodos de crise são contabilizados? entre outras variáveis que influenciam muito no resultado. Um exemplo do mundo financeiro é quando alguma pessoa pega uma janela de tempo de algum ativo e índice ignorando o restante.

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Harari
Sem duvida nenhuma o livro mais interessante de todos que pude ler em 2019, o livro aborda temas muito sensíveis e que podem abrir a mente para várias situações do dia a dia. Narrando a evolução da especie passando pela áfrica quando eram caçadores e coletores até as migrações para Europa, Ásia, Oceania e Américas. As formações de grupos e sociedades, religiões, regimes políticos, grandes lideres da humanidade e até uma certa previsão do futuro. Sem falar de explicações que para mim pareceram muito lógicas para muitos acontecimentos do mundo.

Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi e Tahl Raz
Último livro do ano, achei a leitura muito cansativa, uma sensação que de o livro nunca acabaria porém consegui absorver insights muito interessantes em questões de relacionamento, networking, redes sociais e principalmente comportamentos que podem colaborar com uma evolução não só na vida profissional como na vida pessoal.

2 pensou em “Livros de 2019

  1. Eu me identifico com você, li poucos livros! mas em compensação sempre li bastante jornais e revistas (informação nunca é demais), em 2019 li alguns livros não necessariamente em finanças e descobri que leitura realmente é muito bom para manter a mente “em dia”.

    Mas mesclar livros de diversas áreas com finanças é bom, ler somente sobre finanças é tedioso rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *